Bandagens para Fonoaudiólogos
Faça um grande curso
com professores internacionais, renomados,
para não ter que fazê-lo
depois de gastar com um curso qualquer.




DESCONTO DE 10% ENQUANTO DURAR COTA


FONOBANDAGENS

TEÓRICO E PRÁTICO
Dias 29 e 30 de setembro de 2018
CENTURY PAULISTA FLAT - SÃO PAULO-SP


Aos fonoaudiologos, clínicos em geral e estudantes destes segmentos.
Método PaSS utilizando múltiplas modalidades de tratamento (“3T”) 
para desordens na cognição, fala, linguagem, deglutição e sinal vocal.
Método de estímulo postural e sensorial para melhorar a estabilidade da mandíbula.


Judith Macias-Harris - Fonobandagens

fonotaping_video_elizabeth.jpg

Autora e ministradora do curso
Judith M. Macias-Harris - Phoenix / USA

Drª. Judith (Judee) Macias-Harris

Judith (Judee) Macias-Harris é originalmente de El Paso, Texas, mas está no Vale desde 1990. Ela é membro de uma família militar, onde seu pai e irmãos se combinaram por mais de 100 anos de serviço, como membros Do Departamento de Defesa. Ela completou seu M.S. Em Patologia da Fala (e certificado de Patologista de Língua de Fala Bilingüe) da Universidade de El Paso, Texas em 2010.
Ela e sua família retornaram ao Vale em 2010, e praticou em uma variedade configurações (por exemplo, aguda / sub aguda / ambulatorial / Saúde em casa / escola / judicial (encarcerado) e pagamento privado).
Em 2010, seu filho foi diagnosticado com autismo. Ele tem sido sua "musa" na compreensão das diferenças neurológicas e técnicas de "reabilitação" para a fala / linguagem e dificuldades de alimentação.
Ela iniciou sua própria clínica privada, a Logopedia Speech Therapy Services, em 2013. Seu objetivo é atender populações adultas e pediátricas, que necessitam de serviços de reabilitação para distúrbios da ATM, disfagia e déficits vocais, usando objetivos de terapia pesquisada. Logopedia Speech Therapy está se expandindo para incluir um serviço de higiene bucal móvel / higienização das mãos para clientes que estão em casa.
Outra área de interesse é contribuir para a pesquisa. Ela tem apresentado artigos associados com posturing e sensorial métodos de estimulação, e criou currículo (PaSS) para ajudar com estas técnicas. Ela também desenvolveu técnicas específicas de fisioterapeuta usando Kinesio®Tape. Recentemente seu cartaz em uma técnica funcional da estabilidade da mandíbula (método de XY para a estabilidade da maxila usando Kinesio®Tape). Foi convidada para o 29o Anual Kinesio que grava o InternationalResearchSymposium da associação, realizado emnovembro 1 & 2, 2014 em Istambul, Turquia.

DESCRIÇÃO

Burgess sugere que estratégias para um tratamento efetivo começa no Tronco Cerebral (2015). Os autores apoiam essa filosofia porque sinais para o cérebro são iniciadas por informações a partir das vias aferentes. Entrada sensorial leva a resposta motora. Músculos recebem sinais do cérebro através dos eferentes motores; no entanto, sinais para o cérebro são iniciados por informações a partir das vias sensoriais aferentes localizadas na coluna,, pele e órgãos internos.

O Método PaSS™ (PM3T) que apoia “Postura s Estimulação Sensorial”, é um procedimento para avaliação e tratamento. O PM3T™ foi desenvolvido por Judee MAcias-Harris M.S., CCC-SLP/BSLP/CKTI e Elizabeth G. Harvey DPT, MSR, CKPT.

  • Um processo para avaliação e tratamento.
  • Promove o conceito de "prontidão do tecido" (Su, 2016).
  • O subproduto do aperfeiçoamento da "prontidão do tecido" é projetado para melhorar a função motora global afetando habilidades associadas com processo cognitivo, performance verbal/auditiva, e progresso da deglutição.

A prontidão dos tecidos prepara os tecidos superficiais ao redor do Sistema Nervoso Periférico (pele/coluna), assim como o Sistema Nervoso Autônomo mico (sistema de órgãos internos) para promover um ótimo funcionamento. O objetivo de avaliar e tratar essas áreas é para influenciar a simetria postural e o alinhamento da mandíbula, impactando na função do músculo/articulação como um subproduto (Su, 2016). Comunicação dos eferentes motores; fortalecimento do movimento sanguíneo e linfático; funcionamento do sistema digestivo, imunológico e respiratório; e o resultado do alinhamento articular, são alguns dos fatores psicológicos que impactam na performance do músculo. Esses componentes podem ser encontrados na pele, coluna, e nos órgãos internos. O PM3T™ é responsável por esses mecanismos através dos protocolos de avaliação e tratamento projetados.

O "3T"'s do  Método PaSS™ São definidos como:

  1. "Tocar": avaliação do alinhamento da mandíbula, simetria postural, e sistemas associados com a pele, circulação, respiração, digestão, e fáscia.
  2. "Tratar": tratamento foca na estimulação periférica através de uma abordagem multi modal, ao invés de provocar a contração muscular. Isso incorpora modalidades instrumentais/não-instrumentais que usam "luz, som, vibração, e movimento" para ajudar a melhorar "a Neuro plasticidade" (Doidge, 2015). Técnicas de terapia manual e o uso de vibro acústicos (72hz diapasão) serão discutidos.
  3. "Bandagem": estratégias de upregulation (supraregulação) com uso de que Kinesio Tape®. A supraregulação é o procedimento que usa estimulação para intensificar a sensibilidade das células nas regiões de concentração celular (por exemplo, C2, T1, S1). Isso foi desenvolvido como dose eficaz mínima e adequado para populações frágeis (bebês, crianças ou adultos com desordens neurológicas, população idosa).

SUMÁRIO DO CURSO E OBJETIVOS DO APRENDIZADO:

Os participantes vão ser medidos na compreensão pré/pós-dados de conceitos específicos, protocolos e contra-indicações associadas com uso de estratégias de tratamento passivo multi-modal para melhorar a postura e estabilidade da mandíbula, educação do paciente/cuidador, estratégias para apoiar o esclarecimento do uso de estratégias de tratamento passiva multi modal dentro do plano de cuidados de um paciente.

A - Objetivos do Aprendizado

a. Após a conclusão do curso, através de palestras/demonstrações e laboratório, o participante será capaz de compreender e demonstrar:

    • Estrutura teórica associada a coluna e diz funções das extremidades superior/inferior, e sintomas, que causam relações entre grupos musculares atípicos estabilidade da mandíbula.
    • Anatomia/fisiologia da pelve, torácica e cervical e sua relação com a instabilidade da mandíbula e desordem da ATM.
    • Métodos de avaliação clínica da ATM/maxilar e possíveis conexões com disfunções da coluna e extremidades superior/inferior.
    • Baseado em evidências científicas de estratégias de tratamento passivo multi-modal para estabilidade de ATM/mandíbula.
    • Protocolo de estratégias de tratamento passivo multi modal, manutenção, e contra indicações.
    • As estratégias de tratamento passivo multi modal tratam de sinais/sintomas associados com comportamento alterado de fala, cognitivo, e de deglutição.

B - Ferramentas para Avaliar a AprendizagemObjetivos do Aprendizado

a. A avaliação do processo de aprendizagem vai ser incorporada da seguinte maneira:

    • Demonstrações de desempenho
    • Relatório escrito/apresentação do estudo de caso
    • Relatório oral
    • Auto-avaliação
    • Realização de estratégias de bandagem instruídas
    • Pré e pós teste
    • Exame oral
    • Sessão de perguntas e respostas
    • Prática experimental
 

Sessão prática (Dia 1):

  1. Introdução: conteúdo do curso, revisão da literatura
  2. O  Método PaSS™ - "Tocar"
  a. Caso teórico associado a coluna vertebral e disfunções da extremidade superior/inferior, e sintomas, que causam relações entre grupos musculares atípicos e a estabilidade na mandíbula.
            b. Avaliação:
                        i. "Pele": mapa de miótomo/dermátomo modificado
            ii. "Fáscia": descrição da imagem usando aplicativo Angles 'n Gridz (necessário iPad)
            iii. "Respiração": Fluxo Expiratório Máximo ou Avaliação Manual do Movimento Respiratório
              iv. "Digestão": amostragem de pH
              v. "Circulação": leitura de temperatura de superfície
                          1. Laboratório em Dupla: Laboratório PaSS "Toque"
3. O  Método PaSS™ - "Tratar": protocolo de estratégias de tratamento passivo multi modal, manutenção, e contra indicações
              i. Terapia manual
                          1. Laboratório: experimentação prática
              ii. Terapia vibro acústica (usando diapasões)
                          1. Laboratório: experimentação prática
4. O  Método PaSS™ - "Bandagem": estratégias de supraregulação usando Kinesio Tape®
              i. Bandagem elástica terapêutica
                          1. Laboratório: experimentação prática
5. Revisão; Perguntas e Respostas

Sessão Prática (Dia 2)

1. Revisão dos conceitos do Dia 1.
2. Atividade com estudo de caso: "6 graus para instabilidade mandibular".
3. Método PaSS™ - Tocar, Tratar e Bandagem" para progressão da deglutição
  a. Desfaz dia, respiração, equilíbrio auditivo, e cicatrizes cirúrgicas
            i. Laboratório: atividade em dupla: experimentação prática das estratégias aprendidas.
4. Método PaSS™ - Tocar, Tratar e Bandagem" para O processamento cognitivo e performance verbal/auditivo.
            a. "Afeto", "atenção", "equilíbrio", "temperatura de superfície"
            i. Laboratório: atividade em dupla: experimentação prática das estratégias aprendidas.
5. Fórum Aberto: perguntas e respostas
6. Estudo de caso

 

Resultados da aprendizagem

No final do curso, o participante será capaz de:

  • Denominar estruturas teoria associadas a disfunção da coluna vertebral da extremidade superiores e inferiores e sintomas que causam relações de grupos musculares atípicos com a estabilidade da mandíbula.
  • Nomear identificar a anatomia/fisiologia da pelve, torácica e cervical e sua relação com a instabilidade da mandíbula e desordem da ATM.
  • Demonstrar métodos de avaliação clínica da ATM/maxilar e possíveis conexões com disfunções da coluna e extremidades superior/inferior.
  • Nomear, listar e/ou explicar o suporte baseado em evidências científicas de estratégias de tratamento passivo multi-modal para estabilidade de ATM/mandíbula.
  • Nomear, listar e/ou explicar o protocolo de estratégias de tratamento passivo multi modal, manutenção, e contra indicações.
  • Demonstrar estratégias de tratamento passivo multi modal tratam de sinais/sintomas associados com comportamento alterado de fala, cognitivo, e de deglutição.


REFERÊNCIAS

Adameyko, I. and Freid, K. The nervous system orchestrates and integrates craniofacial development: a review. Front Physio. 2016. Available at: http//dx/doi.org/10.3389/fphus.2016.00048.

Burgess, L. The MNRI® Approach is the "missing Link" to True Therapy, Development, and Growth. Svetlana Masgutova Educational Institute® for Neuro-Sensory-Motor and Reflex Integration, SMEI (USA) 2015. https://informedchoicesinhealth.org/wp- content/uploads/2015/08/Burgess-INTRODUCTION-Missing-Link-2-18-2015.pdf

Callaghan, MJ, McKie, S, Richardson P, Oldham JA. Effects of patellar taping on brain activity during knee joint proprioception tests using functional magnetic resonance imaging. Phys Ther. 2012;92:821-830. Originally published online January 26, 2012. doi: 10.2522/ptj.20110209

Chapman B, Moynihan J. The brain-skin connection: role of psychosocial factors and neuropeptides in psoriasis. Expert Rev Clin Immunol. 2009;5(6):623-627. doi: 10.1586/eci.09.56

Clemente JC, Ursell LK, Parfrey LW, Knight R. The impact of the gut microbiota on human health: an integrative view. Cell. 2012;148(6):1258-1270.

De Ru E. (2013). Excerpt pages 158-161 of Elastic therapeutic Taping in Paediatrics. December 2013 in Press ISBN 978-90-818888-2-0 Esther de Ru

Doidge N. The Brain’s Way of Healing: Remarkable Discoveries and Recoveries from the Frontiers of Neuroplasticity. New York:Viking Press. 2015.

Erasmus CE, van Hulst K, Rotteveel JJ, Willemsen MP, and Jongerious PH. Clinical practice swallowing problems in cerebral palsy. Eur J Pediatr, 2012;171:409–414.

Faught E. and Tatum W. Trigeminal stimulation: A superhighway to the brain? Neurology. 2013;(80/9):780-781.

Fisher Robert. Benefits of trigeminal nerve stimulation. Epilepsy & Behavior. 2011;22(4):615-616.

Giovanni B, Cremon C, Carini G, Bellacosa L, Zecchi L, De Giorgio R, Corinaldes R, Stanghellini V. (2011). The Immune System in Irritable Bowel Syndrome, J Neurogastroenterol Motil. 2011;17:349-359.

Gisel, E. Effect of oral sensorimotor treatment on measures of growth and efficiency of eating in the moderately eating-impaired child with cerebral palsy. Dysphagia. 1996;11(1):48-58.

Gisel E, Schwartz S, Petryk A, Clarke D, and Haberfellner H. “Whole Body” mobility after one year of intraoral appliance therapy in children with cerebral palsy and moderate eating impairment. Dysphagia. 2000;15:226-235.

Greters ME, Bittar RM, Grasel SS, Oiticica J, Bento RF. Hearing performance as a predictor of postural recovery in cochlear implant users. Braz J Otorhinolaryngol. 2016. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjorl.2016.01.002

Ingber D. Tensegrity I. Cell structure and hierarchical systems biology. Journal of Cell Science. 2003;116(7):1157-1173.

Ingber D. Cellular mechanotransduction: putting all the pieces together again. FASEBJ. 2006; 20(7):811-827.

Johnson S, Gray J. Role of the jaw. Advanced Healthcare Network for Speech and Hearing. 2008;18(35):13.

Kalisperis F, Miller-Skomorucha K. De-mystify dosing: What does it mean for the treatment of children with cerebral palsy? NDTA Network, 2016;23(6):18-21.

Kase K, Stockheimer K, Schrauth R. KT4: Specialty Lymphatic Concepts of the Kiensio Taping® Method. Albuquerque, NM. Kinesio IP, LLC; 2013.

Kase K. K1-K3 Instructors Manual. Albuquerque, NM. Kinesio IP, LLC; 2014. Keller JT, Saunders MC, van Loveren H, Shipley MT. Neuroanatomical considerations of palatal muscles: tensor and levator veli palatini. The Cleft Palate Journal. 1984;(21/2):70-75.

Langmore SE, Pisegna JM. Efficacy of exercises to rehabilitate dysphagia: A critique of the literature. Int J Speech Lang Pathol. 2015;17(3):222-9.

Laciuga H, Rosenbek JC, Davenport PW, Sapienz CM. Functional outcomes associated with expiroatory muscle strength training: Narrative review. J of Rehab Research and Dev. 2014;51(4):535-546.

Macias-Harris J, Harvey EG. “Got Tape?”- Elastic therapeutic taping with Kinesio® Tape as an adjunct modality for the SLP/SLPA. http://SwallowStudy.com. Published July 30, 2016.

Manikam R and Perman JA. Clinical Reviews: The small intestine, nutrition, and malabsorption. Journal of Clinical Gastroenterology. 2000;30(1):34-46.

O’Neill JF, Hope KC, Wilson M. Oral bacteria in multi-species biofilms can be killed by red light in the presence of toluidine blue. Laser Surg Med. 2002;31(2):86-90.

Overland L. A sensory motor approach to feeding. [Power Point]. Charleston, SC: PL Innovative Therapists International; 2010.

Pejcic A, Kojovic D, Kesic L, Obradovic R. (2010). The effects of low level laser irradiation on gingival inflammation. Photomedicine and Laser Surgery. 2010;28(1):69- 74.

Redstone F, West J. The importance of postural control for feeding. Pediatric Nursing. 2004;30(2):97-100.

Spencer J. Lecture. Clinical Mastery of the Low-Level Laser. Marriott Downtown Scottsdale. Scottsdale, AZ. September 12-13, 2015.

Speyer R, Cordier R, Kertscher B, Heijnen B. Psychometric properties of questionnaires on functional health status in oropharyngeal dysphagia: A systematic literature review. BioMed Research Interantional. 2014;11.

Su Y. Definition of “Tissue Readiness”. 2016. September 30, 2016, Orlando, FL.

Tribucci A, Penedo-Leme S, Rodrigues-Funayama C. Postural adjustment as a sign of attention in 7-month-old Infants. Brain and Development. 2009;31(4):300-06.

Twefik T. Trigeminal Nerve Anatomy. Medscape. www.emedicine.medscape.com/article/1873373-overview. Updated August 17, 2015.

Umphred D. Neurological Rehabilitation: 4th ed. Stockton, CA: Mosby, Inc.; 2001.

Wallace, T. 5 considerations for continuing education. retrieved on September 5, 2016, from https://dysphagiaramblings.net/.


Para ver currículo completo, clique aqui

Ministrante: Elizabeth G. Harvey DPT, MSR, CKTP



Currículo de Elizabeth G. Harvey (DPT,MSR, CKTi) Dra. Elizabeth tem praticado durante 14 anos em uma variedade de configurações, incluindo reabilitação de esportes ambulatoriais, reabilitação subaguda, configurações escolares e intervenção precoce. Ela é proprietária da ABC Therapies LLC (fundada em 2008) e atende pacientes de intervenção precoce no SC rural em muitas áreas de necessidade.

Sua filosofia de tratamento inclui uma forte ênfase no Tratamento Neuro-Desenvolvimento (NDT), uso de técnicas elásticas de gravação terapêutica (com fita Kinesio®) e colaboração interdisciplinar. Ela é certificada Kinesio Taping Practitioner (CKTP®). Elizabeth também é certificada na Guardian War NMES e atuou como diretora do Beckman Oral Motor Protocol. Ela obteve um Bacharel em Ciências em Biologia da Newberry College (Newberry, SC), um Mestrado em Ciências da Reabilitação da Universidade Médica de SC (Charlston, SC) e um Doutorado em Fisioterapia da A.T. Ainda Universidade (Mesa, AZ)


Monitora do Curso

Juliana Wanderley Cidreira Neves
FONOAUDIÓLOGA
CREFONO 9086 RJ

Formação
Graduada em Fonoaudiologia pelo Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (RJ) em 1999.
Especialista em Gerontologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (RJ)em 2005.
Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (RJ) em 2009.
Certificada pela Kinesio Taping International Association em CKTP em 2015.

Formação Complementar
Formação em Aleitalento Materno pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (RJ) em 1998.
Formação em Fonoaudiologia Neo Natal pela Clínica do Dr. Ricardo Nunes (RJ) em 1999.
Formação em Disfagias Neurogênicas pela UNESP (Marília - SP) em 2014.
Formação em Fonoaudiologia com Enfoque em Eletroestimulação pela AACD (SP) em 2015.
Formação em Fonoaudiologia em Neuro Reabilitação pela Neuroqualis (SP) em 2015.
Formação em Análise Acustica da Deglutição pela CTDR (RJ) em 2015.
Formação Completa em Kinesio Taping pela Kinesio Taping International Association (Oclusivo – SP) em 2015




Fonoaudiologa Clínica e Hospitalar com experiência nas seguintes instituções
Hospital Copa d`Or (RJ) em 2015
Hospital Pró Cardíaco (RJ) em 2014
Hospital Estadual Albert Sweitzer (RJ) em 2013
Hospital Estadual Getúlio Vargas (RJ) em 2008
AACD (NI) em 2005
Fundação Osvaldo Cruz (RJ) em 2005
Hospital Barra d˜Or (RJ) em 1999

Veja o currículo completo.




Tradutora

Tradutora  do curso: Letícia Guerzoni

Profª. Letícia Guerzoni, FT
Veja o currículo

Data e Local
Data: Dias 29 e 30 de setembro de 2018 (sábado domingo);
Horário: Das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 18:00h;
Coffee-Break: Às 15:30h;
Carga horária: 20 horas acadêmicas;
Idioma: Inglês para o português;
Local: Century Paulista Flat - R. Teixeira da Silva, 647 (Paraíso) - S. Paulo - SP;
Certificado INTERNATIONAL: Judith Macias-Harris e Elizabeth G. Harvey.

Material: Tesoura (boa de corte).

Indumentária: Roupa de ginástica.


TABELA DE PREÇO


FONOBANDAGENS

CURSO INTERNACIONAL - EUA
TÉCNICA DO USO DE BANDAGENS PARA FONOAUDIÓLOGOS

MULTIMODAL METHODS TO ADDRESS SPEECH,
LANGUAGE, COGNITION, AND SWALLOWING
(Métodos multimodal para abordar fala, linguagem, cognição e deglutição)

O preço do curso Fonobandagens é R$1.990,00

PROMOÇÃO
DESC. 10% = R$1.791,00 EM 10XSJUROS ENQUANTO DURAR COTA
!!!
EM CHEQUES PRÉ E CARTÕES DE CRÉDITO


Há também a opção de pagamento com dois cartões



ATENÇÃO!!!
HÁ MAIS 10% DE DESCONTO = R$1.611,90 NO PAGAMENTO
À VISTA - (BOLETO)!!!



Para Inscrições, clique qui

Inscrições
Oclusivo - Bodutra Eventos
Tel.: 11-5549.3207, 5083.3009, 5572.3966 e 0800-774.2070 (exceto de celulares).
ou pelo e-mail bodutra@oclusivo.com.br e/ou luciana@oclusivo.com.br.

Para se inscrever, clique em "Inscrições" no menu principal.

Hotel Oficial do Evento - Century Paulista



ou e-mail: reservas1@wzhoteis.com.br
Obs: É necessário fazer reservas com bastante antecedência, pois este hotel é muito requisitado.
Tabela de preços para 2015

* Taxa de 5% de I.S.S.
Incluso Café da Manhã, quando servido no restaurante


ESTACIONAMENTO (preço especial para participantes deste evento):
período de até 12h ......... R$ 15,00 por dia/por veículo
Estacionamento Massis

Para acessar o site do Century Paulista, clique aqui.

Localização: